Comunidade Vida Abundante

Introdução – Quando fomos batizados fomos incluídos na família de Deus que é a Igreja. A Igreja é formada por todos aqueles que creram em Jesus como Senhor, confessaram os seus pecados e nasceram de novo. Essas pessoas tiveram seus pecados perdoados por causa do sangue de Jesus, isto é, por causa da morte de Jesus na cruz. Antes da sua morte, o Senhor Jesus reuniu os seus discípulos e celebrou uma refeição com pão e vinho da seguinte forma: Lucas 22:19,20E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo:Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim.Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo:Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Nesse dia, com essa refeição (ceia), o Senhor Jesus estava instituindo a Ceia. Paulo, o apóstolo, nos ensina sobre a ceia: I Coríntios 11:23-32  Com base nesse ensino de Paulo, vamos buscar a resposta à seguinte pergunta: QUAL O SIGNIFICADO DA CEIA DO SENHOR? 

1.    Quando celebramos a Ceia falamos da morte de Jesus e da sua volta – Vs. 26 -A ceia do Senhor é a maior festa espiritual da igreja. Nela relembramos como éramos escravos do pecado e como fomos libertados por Jesus. Celebramos sua morte na cruz. O pão é o corpo de Cristo que foi crucificado e no qual ele levou os nossos pecados. O vinho é o sangue de Cristo que foi derramado pelos nossos pecados (Isaías 53:4,5; I Pedro 2:24).-Mas o Senhor ressuscitou e está assentado à direita do Pai nos céus, de onde o aguardamos. Cada vez que celebramos a ceia estamos dizendo: Ele vai voltar e estaremos para sempre com ele.-A ceia é uma celebração da morte de Cristo e da nossa salvação. É celebração da vitória sobre o pecado e sobre Satanás. É um momento ao mesmo tempo muito sério e muito festivo.

2.    Quando celebramos a Ceia falamos da nossa unidade – Vss. 27-32 Na ceia afirmamos que o corpo de Cristo foi repartido para cada um de nós. Agora nós somos o corpo de Cristo (Romanos 12:5). O corpo de Cristo é um só, é a igreja, a família de Deus. Na ceia nós afirmamos essa verdade espiritual.    Os versículos 27 a 32 alertam para a verdade de que não podemos ser hipócritas na ceia, isto é, dizer com o pão que somos um só em Cristo e vivermos divididos entre nós. Isso é comer indignamente ou não discernir o corpo de Cristo. Quem participa dessa forma está comendo e bebendo condenação.

A)Se um irmão não tem relacionamento com a igreja, não tem compromisso com os irmãos, não serve aos outros, não se submete, não abençoa ninguém com os dons que tem, vive em competição com os outros, provocando inveja etc. então essa pessoa não entendeu (não discerniu, não viu) que a igreja é um corpo e uma família no qual servimos e amamos uns aos outros. Ficar nessa condição e participar da ceia é hipocrisia.

B)Cada um de nós, portanto, deve examinar-se para ver se tem vivido em verdadeira comunhão com a igreja. Se não estiver, deve consertar-se e participar da ceia.

C)A ceia é a celebração de que somos um só corpo em Cristo! Se quem participa indignamente sofre condenação, quem participa discernindo o corpo de Cristo recebe todas as bênçãos de quem é membro da igreja de Jesus: Cuidado e serviço mútuo, cura, alegria, perdão, salvação etc. 

Conclusão

A ceia é uma ordem de Jesus. Não falte à celebração da ceia do Senhor. É um privilégio repartir com os irmãos o pão e o vinho.A ceia é a celebração daquilo que vivemos em todo o tempo: Alimentado-nos de Cristo e vivendo a comunhão da igreja. Viva intensamente o seu relacionamento com o Senhor, comendo e bebendo dele pela oração e pela Palavra. Viva intensamente a sua comunhão com a igreja, através do seu relacionamento com os irmãos. Assim, quando for celebrar a ceia você estará expressando uma verdade que lhe acompanha todos os dias. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos.Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.

João 6:53-57